Como elaborar o roteiro do casamento?

ElaborarRoteiroCasamento-ImagemPostVEVC

Planejar! Essa palavra mágica irá acompanhar os noivos em todas as etapas que antecedem o dia do casamento. Tudo deve ser estruturado para garantir o sucesso da cerimônia e da festa!
No grande dia, muitas são as atribuições dos fornecedores do evento e, para que tudo ocorra com cuidado e segurança, o roteiro também deve ser planejado para o cumprimento e execução de todo o protocolo necessário, nos horários previamente definidos, e alinhado com todos os envolvidos.

Mas, por onde começar? Quanto tempo é necessário reservar para a cerimônia? O roteiro deve ser cumprido à risca? Que horas o casal abre a pista de dança?

Muitas são as dúvidas e perguntas para a elaboração da programação! Que tal algumas dicas para aliviar a preocupação e ansiedade do casal? Abaixo, registramos o passo a passo dessa definição:

  1. Todo roteiro de casamento deve começar com o horário definido no convite para a chegada dos convidados. Padrinhos, pajens, daminhas e todos aqueles que participarão do cortejo devem chegar ao local pontualmente ou com 30 minutos de antecedência, para que sejam orientados com tranquilidade.
  2. Os noivos devem estabelecer, pelo menos, 30 minutos de tolerância para o início da celebração. É importante que o local esteja cheio, com bancos ou cadeiras ocupadas. Não é legal a sensação de evento vazio, principalmente para o resultado de fotografia e filmagem!
  3. O prazo médio de uma cerimônia religiosa é de 1 hora. Para uma cerimônia apenas civil, podemos mensurar o tempo de 30 minutos.
  4. Após a cerimônia, muitos noivos desejam fazer fotos no local para registrar o “enfim casados”. Esse momento é importante, mas devemos tomar cuidado com o tempo estipulado. A festa precisa da presença dos noivos para aquecer de verdade! Muitas fotos posadas e excesso de preocupação com a filmagem tendem a deixar os noivos estressados e os convidados desanimados.
  5. O protocolo da festa deve iniciar com o brinde dos pais e o corte do bolo. Para aqueles que desejam fotos com irmãos, nossa sugestão é avisá-los sobre esse momento para que eles não se dispersem na chegada da festa. Aconselhamos que esses registros aconteçam no início da recepção, para que a família possa ser liberada e curta os momentos sem preocupação com os protocolos.
  6. A alimentação dos noivos é muito importante! A maioria come pouco durante o dia. Ansiedade, correria, preocupação são fatores que prejudicam a alimentação adequada. Com isso, se o casal não comer no início da recepção, o consumo de bebida pode gerar indisposição e um tremendo mal estar. Nesse dia especial, não podemos correr riscos!
  7. Cumprimentos de convidados: é necessário passar em todas as mesas? Essa definição é muito pessoal. Sugerimos que em casamentos com um número grande de pessoas, o cumprimento seja feito ao microfone. Durante a festa, abraços e beijos certamente irão ocorrer sem formalidades e registrados com emoção. Em caso de parentes, amigos ou colegas de trabalho que não podem ser esquecidos, essa lista pode ser definida com antecedência e alinhada com as equipes de cerimonial e fotografia. Em mini weddings ou brindes, os cumprimentos são indicados, pois tornam-se mais fáceis e rápidos.
  8. Chega o momento da abertura da pista de dança e nada melhor do que a dança dos noivos! A música fica a critério do gosto e história do casal.
  9. Bouquet? Whisky? Bouquet de Santo Antônio? Qual é o melhor momento para jogar? Se houver banda no casamento, aconselhamos que essas brincadeiras aconteçam 30 minutos após início do show. A pista estará aquecida, cheia de animadas “solteiras” e “solteiros”!
  10. Por fim, acessórios de boate, plaquinhas e as esperadas “havaianas” ou rasteirinhas devem ser distribuídas após o início da banda ou logo na abertura da pista, caso não haja banda.

No mais, é curtir e se divertir até o horário do término previsto. Relaxem, dancem, se abracem, se beijem e aproveitem todos os minutos como se não houvesse amanhã. Será um dia único e inesquecível!

FacebookTwitterPinterestEmailWhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Complete com os números que você abaixo para publicar o seu comentário: *