Festa linda, mas que funciona!

FestaLindaQueFunciona-ImagemPostVEVC
Hoje resolvi falar sobre uma questão com a qual, no dia a dia da atividade de assessoria, nos deparamos constantemente nos casamentos. Questão essa que muitas vezes passa despercebida. É possível aliar beleza e funcionalidade na decoração?
Vocês devem estar se perguntando sobre o que estou falando… Mas este é um ponto importantíssmo e que frequentemente é deixado para segundo plano.
Um dos papéis importantes de uma equipe de assessoria é pensar junto com os noivos no projeto da festa, que inclui desde a concepção da identidade visual do evento, à distribuição e ornamentação do espaço. Quando se pensa em montar o layout da festa, é fundamental levar em consideração não apenas a beleza, mas também o conforto dos convidados, os objetivos, o perfil do público presente e também as necessidades de trabalho de todos os fornecedores envolvidos. Por isso é super importante que o projeto seja elaborado por alguém com visão integrada da festa e que seja capaz de analisar todos estes aspectos. E quando eu falo em layout ou projeto da festa, falo sobre distribuição dos móveis no espaço, tipo de mobília utilizada, cores, flores e arranjos, divisão de ambientes, reserva de locais para momentos cruciais do protocolo de um casamento, localização da pista de dança, acomodação para a orquestra, etc…
Porque o projeto da festa é tão importante? É importante porque, quando bem estruturado, favorece a circulação de seus convidados, faz com que todos se sintam confortáveis e sejam bem servidos, além de permitir que seus fornecedores dêem o melhor de si, desenvolvendo um trabalho com qualidade.

Querem ver alguns exemplos de uma festa sem projeto ou com projeto mal elaborado?

  • Nave da cerimônia montada sem espaço para acomodação da orquestra. A proximidade da equipe de música pode, inclusive, causar incômodo aos padrinhos e pais, pelo volume do som.
  • Altar apertado com cadeiras muito próximas, pontos de luz cênica em locais de circulação, velas colocando em risco o vestido e o véu da noiva, entre outros itens que dificultam a circulação da equipe de cerimonial. Já perdi as contas de quantas vezes tropeçamos em luzes e cabos!
  • Arranjos altos nas mesas dos convidados, iluminação cênica deficiente e mesas apertadas, complicando o trabalho das equipes de fotografia e filmagem.
  • Arranjos muito altos na nave, impedindo os convidados de assistirem à cerimônia.
  • Pista de dança mal localizada ou escondida demais, o que acaba resultando em pista vazia.
  • Número de mesas e cadeiras além da capacidade do espaço, dificultando a circulação dos garçons e comprometendo a qualidade do serviço de buffet. Por outro lado, quantidade de mesas e cadeiras insuficientes para o número de convidados esperado também é um grande problema!
  • Mesa de doces muito afastada, intimidando os convidados a se aproximarem.
  • Mesas, arranjos altos e outros elementos que dificultam a formação de um campo de visão entre as equipes de música e cerimonial, em casamentos com cerimônia e recepção em um único espaço.
  • Ausência de espaços para o momento de jogar o bouquet ou para a dança dos noivos.
  • Tapetes volumosos na porta da igreja ou em degraus, impedindo o fechamento das portas para entrada da noiva ou até colocando em risco os membros do cortejo (tropeços são super frequentes).

Enfim, sem dúvidas os projetos de decoração estão cada vez mais elaborados e os profissionais mais capacitados e preocupados em estudar e inovar. A estética está sempre em primeiro plano, o que é de se esperar, porém é preciso também não perder de vista a funcionalidade e o conforto de todos os envolvidos.

Mas é claro que nem sempre um projeto deficiente é fruto da falta de planejamento. Por vezes, uma escolha equivocada de local, com capacidade aquém do número de pessoas esperado, com limitações nos locais onde se permite som, entre outros detalhes comprometer a festa. Por isso é tão importante a busca de orientação especializada desde esse instante!

FacebookTwitterPinterestEmailWhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Complete com os números que você abaixo para publicar o seu comentário: *